Notícias > 12/12/2016

Alunos da Faculdade participam do Focus Design Visions - Arte & Moda

Dos 9 inscritos, 7 são finalistas do projeto que terá desfile e exposição no teatro Bradesco e no SPFW 2017.


PROJETO "FOCUS DESIGN VISIONS - ARTE & MODA"


FOCUS DESIGN VISIONS - ARTE & MODA é uma iniciativa do Instituto Focus Têxtil de Moda, associação civil sem finalidade econômica e sem fins lucrativos, de natureza cultural, e tem como objetivo selecionar e capacitar novos talentos para área de moda e estilo, contribuindo criativamente com o cenário de moda brasileiro.

Os selecionados passarão por workshops de capacitação em criatividade, design e moda, sob a curadoria do estilista Walter Rodrigues e terá como produto final a realização de um desfile e exposição no teatro Bradesco (Shopping Bourbon em São Paulo) e no SPFW (Edição Março de 2017, em São Paulo).

O projeto iniciou-se com uma seleção publica de novos talentos, com inscrição pelo site do Instituto Focus Têxtil. Só poderão se inscrever alunos universitários de cursos de moda, modelagem ou design de moda do Estado de São Paulo.

Nesta etapa foram inscritos 9 (nove) alunos da Faculdade de Tecnologia SENAI Antoine Skaf:

  • Adelcino de Oliveira – aluno da pós-graduação
  • Camila Toledo – aluna da graduação
  • David Cunha – aluno da graduação
  • Joice Parra – aluna da graduação
  • Jonhson Cavalcante – aluno da pós-graduação
  • Vanessa Rebello – aluna da pós-graduação
  • Sandra Lima – aluna da graduação
  • Tarcila Almeida – aluna da pós-graduação
  • Daniel Coelho – aluno da graduação

 

As inscrições foram publicas, gratuitas e realizadas exclusivamente por meio do site do Instituto Focus Têxtil (http://www.institutofocustextil.org.br/), de 28/09/2016 à 30/10/2016.

Para finalizar sua inscrição, o candidato inseriu os seguintes dados e documentos: formulário com dados pessoais; carta de intenções a ser inserida no próprio site, com no máximo 2000 toques, explicando por que gostaria de participar do projeto; portfólio de projetos de moda, em formato PDF, com, no máximo, 1MB de tamanho; exercício I Like (mood board com seus temas favoritos, além de designers ou estilistas, marcas de luxo, marcas alternativas, artistas plásticos, cinema, televisão, música, fotografia e lugares) - em formato PDF, com, no máximo, 1MB de tamanho; link de um vídeo original e autêntico, produzido pelo próprio candidato, mostrando sua criatividade para a seleção. O vídeo teve ter, no máximo, 1 minuto e ser publicado em uma rede social do próprio candidato. O vídeo deve ser acompanhado da hashtag: #focusdesignvision.

A seleção dos talentos para participarem do curso de capacitação em moda e criatividade foi realizada pela equipe do Instituto Focus Têxtil e do curador do projeto, o estilista Walter Rodrigues. Os pontos mais importantes, que foram levados em conta pela equipe que realizou a seleção, são: criatividade, design inovador e sustentabilidade. 

Os selecionados foram comunicados por meio do e-mail fornecido na inscrição, e tiveram até 5 (cinco) dias corridos para confirmar o interesse no Projeto. O Instituto Focus Têxtil de Moda não se responsabilizou por e-mails extraviados e/ou mantidos na Quarentena, sendo obrigação de cada candidato o acompanhamento de seu endereço eletrônico. Caso o candidato selecionado não respondesse o e-mail de interesse no Projeto em 5 (cinco) dias corridos, sua exclusão seria automática, sem a possibilidade de nova análise.

A equipe do Projeto se reservou o direito de não abrir os critérios de seleção dos candidatos, nem a lista dos candidatos não selecionados. Após selecionado, o candidato deveria enviar um Termo de Autorização de uso de direitos autorais e de direitos de personalidade, cujo modelo foi disponibilizado pelo Projeto. A não entrega do Termo supracitado assinado implicou na não participação do Projeto.

A participação no projeto é sem custos e todos os materiais a serem utilizados nos workshops serão fornecidos pelo projeto. Os participantes não poderão trazer materiais de fora para os workshops ou para produção das peças propostas, de modo que todos os participantes terão acesso aos mesmos materiais (tecidos, linhas, zíperes, botões, etc.).

As peças produzidas pelos participantes ficarão expostas no teatro Bradesco (Shopping Bourbon em São Paulo) e no SPFW (Edição Março de 2017, em São Paulo). Toda e qualquer peça/ideia/criação proveniente de qualquer participante, não poderá, em hipótese alguma, ser reivindicada pelo participante, sendo de exclusiva propriedade do Instituto Focus Têxtil, eis que confeccionada sob a tutela do Projeto. Os direitos de exposição das peças, bem como sua posse, serão do Instituto Focus Têxtil.

 

O cronograma de ações segue conforme abaixo:

a) Inscrições para seleção: 28/09/2016 à 30/10/2016

b) Divulgação dos selecionados (contato por e-mail): 11/11/2016;

c) Prazo para manifestação de Interesse do selecionado: até 16/11/2016;

d) Primeiro Encontro Presencial - Workshop Capacitação Criativa: 22/11/2016;

e) Primeiro Encontro Virtual - Workshop Capacitação: 15/12/2016;

f) Segundo Encontro Presencial - Workshop Capacitação: 09/01/2017;

g) Segundo Encontro Virtual - Workshop Capacitação: 19/01/2017;

h) Lançamento da Exposição em São Paulo: Fevereiro/2017;

i) Exposição São Paulo Fashion Week: Março/2017;

           

Dos 9 (nove) alunos inscritos da Faculdade de Tecnologia SENAI "Antoine Skaf", 7 (sete) são finalistas e já participaram do primeiro workshop presencial no dia 22/11/2016. São estes:          

  • Adelcino de Oliveira – aluno da pós-graduação
  • Camila Toledo – aluna da graduação
  • David Cunha – aluno da graduação
  • Joice Parra – aluna da graduação
  • Jonhson Cavalcante – aluno da pós-graduação
  • Tarcila Almeida – aluna da pós-graduação
  • Daniel Coelho – aluno da graduação

 

Na Faculdade, os alunos participantes e posteriormente finalistas receberam tutoria dos colaboradores:

  • Dilara Rúbia Pereira
  • Fernanda Marinho Pereira da Silva
  • Jorge Feitosa
  • Natália Alves de Toledo

Exportar Calendário


Você pode exportar os eventos da escola para o Apple iCal, Microsoft Outlook ou Google Calendar.

Fechar