SOBRE O IST | INOVAÇÃO E TECNOLOGIA | DESIGN DE MODA | PROTOTIPAGEM | MARKETING DIGITAL | LABORATÓRIO DE ENSAIOS CAPACITAÇÕES TÉCNICAS | CASES DE SUCESSO | ARTIGOS NOSSA EQUIPE 


Consultoria em Gestão e Melhoria de Processos

Instituto SENAI de Tecnologia Têxtil e da Moda oferece consultorias que visam a implementação de soluções para melhorias de produtividade e competitividade das indústrias Têxteis e de Confecção. 

 

  • Apuração e determinação dos custos industriais.
  • Normalização para a Indústria Têxtil e do Vestuário.
  • Implantação e adequação do sistema da qualidade nos processos.
  • PPCP - Planejamento, Programação e Controle da Produção.
  • Cronometragem, cronoanálise e balanceamento da produção.
  • Levantamento da capacidade instalada para determinação de metas produtivas. 
  • Apuração da eficiência fabril.
  • Ferramentas para controle do processo produtivo.
  • Fichas de produto e do processo produtivo.
  • Estruturação e ou adequação do leiaute fabril.
  • Lean Manufacturing.

 

Conheça um pouco mais sobre algumas das consultorias oferecidas:  

ORGANIZAÇÃO E CONTROLE DE ESTOQUE

Orientar tecnicamente a empresa na organização e controle do estoque, analisando a situação atual do controle de entradas e saídas, a rotina de inventário e conferência, a análise de reposição, a classificação de produtos e materiais (ABC) e técnicas de armazenamento.

Elaborar e implantar ferramenta de controle de estoque, determinando o estoque mínimo, máximo e de segurança, que serão determinados levando em consideração o consumo médio da empresa.

 

GESTÃO DE EFLUENTES LÍQUIDOS  

Identificar junto ao cliente os processos de lavagens e coloração, insumos químicos utilizados nos processos e seus impactos ao meio ambiente; explanar sobre os principais tipos de tratamentos de efluentes, convencionais e de última geração, inclusive visando possibilidade de reutilização do efluente tratado em novos processos e efetuar abordagem sobre tópicos relativos ao programa de Descarga Zero de Compostos Danosos (ZDHC).

Apresentar serviços laboratoriais de apoio, tais como: análises microbiológicas; análises de metais; análises físico-químicas e; análises de compostos orgânicos.

Propor demais meios de apoio e suporte, tais como:

  • Orientar e elaborar projeto do sistema de tratamento de efluentes, se couber, e;
  • Orientar sobre monitoramento dos efluentes.

 

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO TECNOLÓGICO  

Estabelecer o planejamento tecnológico da empresa, a partir da análise dos ambientes interno (processos, produtos, mercados atendidos entre outros) e externo (tendências, tecnologias disponíveis entre outros), buscando melhorar a produtividade e competitividade da empresa.

Dentre os pontos a serem abordados estão o mapeamento e prospecção de tecnologias, modernização tecnológica, definição de tecnologias oportunas para a empresa, orientação sobre a implementação de tecnologias digitais adequadas aos objetivos da empresa, identificação de padrões, recursos, funcionalidades e tendências de mercado no projeto para o posicionamento digital.

 

MELHORIA DE LAYOUT PRODUTIVO  

Identificar, medir e fotografar o espaço físico, maquinários, equipamentos e mobiliários que serão utilizados no layout produtivo. Elaborar arranjo físico do estado presente, identificando o fluxo do processo produtivo da empresa. Elaborar arranjo físico do estado futuro, propondo alterações de melhoria no fluxo do processo produtivo da empresa, visando redução de tempo de deslocamento e possíveis ganhos de produtividade oriundos da redução de movimentação de pessoas.

 

PLANEJAMENTO E CONTROLE DE PRODUÇÃO

Levantar os dados históricos de produção, demanda e recursos produtivos (números de colaboradores, maquinários, espaço físico), elaborando a curva ABC dos produtos vendidos, buscando alinhar demanda com capacidade produtiva, que deverá nortear o planejamento da empresa. Elaborar plano mestre da produção, que resumirá o planejamento da empresa. Desenvolver e implantar ferramenta de programação e controle da produção, buscando sinalizar o sequenciamento da produção e avaliar o resultado obtido (eficiência fabril).

 

ADEQUAÇÃO À NORMA ABNT NBR ISO 9001:2015 – SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE  

Orientação à empresa no desenvolvimento e implantação do seu Sistema de Gestão da Qualidade conforme os requisitos da norma ABNT NBR ISO 9001:2015, com vistas à certificação. Esta Norma especifica requisitos para um sistema de gestão da qualidade quando uma organização necessita demonstrar sua capacidade para prover consistentemente produtos e serviços que atendam aos requisitos do cliente e aos requisitos estatutários e regulamentares aplicáveis. A consultoria tecnológica tem como objetivo gerar uma melhor imagem da empresa no mercado, elevar a satisfação dos clientes e a motivação da equipe de trabalho, reduzir os custos operacionais e melhorar assim produtividade da empresa.

 

CONTROLE E MELHORIA DE PROCESSOS

Implantar metodologia de estudo de tempos e métodos (cronometragem), orientando um colaborador designado pela empresa. Realizar a cronoanálise e elaborar o balanceamento fabril de um dos produtos fabricados pela empresa. Levantar a capacidade produtiva, determinar metas e avaliar a eficiência fabril dos setores produtivos da empresa, devendo o aproveitamento fabril ser mensurado através de planilha em Excel de avaliação da eficiência fabril. Quantificar e qualificar os defeitos através de planilha de ranking de defeitos, buscando reduzir o retrabalho da empresa. A consultoria tecnológica visa proporcionar maior controle e monitoramento, promover melhorias no processo produtivo, buscando reduzir custos operacionais e elevar a produtividade da empresa, o que deve contribuir positivamente com a competitividade da empresa.

 

LEAN MANUFACTURING

Mapeamento do fluxo de valor (MFV), ou seja, análise e identificação de possíveis pontos de melhoria no processo produtivo, tratando-se dos gargalos e principais focos de desperdícios (materiais, tempo, movimentação, estoque e retrabalho). Análise crítica dos processos existentes com base em observações, dados, entrevistas e estudo de tempos e métodos, buscando otimizar processos e eliminar operações que não agregam valor ao produto. Implementação de ferramentas e conceitos do Lean Manufacturing, propondo ajustes no layout produtivo e utilizando ferramentas da qualidade, buscando reduzir os focos de desperdício, o tempo de processamento (Lead Time) e estoques finais e intermediários. Quantificar e qualificar os defeitos através de planilha de ranking de defeitos, buscando reduzir o retrabalho da empresa. A consultoria tecnológica visa reduzir os custos com estoques e os desperdícios, buscando melhorar a eficiência dos processos produtivos da empresa, o que deve contribuir positivamente com a produtividade e competitividade da empresa.

 

 

 

ENTRE EM CONTATO E AGENDE UMA VISITA:

(11) 3312-3573  | (11) 97143-2063

Instituto SENAI de Tecnologia Têxtil e da Moda

Rua Correia de Andrade, 232, Brás, São Paulo/SP

Samanta Pimenta – Coordenadora de Relacionamento com a Industria -  e-mail: samanta.pimenta@sp.senai.br

Lilian Costa – Supervisora -  e-mail: lilian.costa@sp.senai.br

SIGA O IST NO LINKEDIN |

 

SOBRE O IST | INOVAÇÃO E TECNOLOGIA | DESIGN DE MODA | PROTOTIPAGEM | MARKETING DIGITAL | LABORATÓRIO DE ENSAIOS CAPACITAÇÕES TÉCNICAS | CASES DE SUCESSO | ARTIGOS