Sobre o Curso

ÁREA
Têxtil e Vestuário

CARGA HORÁRIA
48 horas

PERÍODO DE REALIZAÇÃO DO CURSO
21 dias a partir da data de inscrição

UNIDADE
Escola Senai "Francisco Matarazzo"
Rua Correia de Andrade, 232 - Brás | São Paulo CEP: 03008-020

TELEFONE
11 3312-3550

E-MAIL
secretaria107@sp.senai.br

TURMA(S)

VALOR
Gratuito

Resumo

O curso de Aperfeiçoamento Profissional Mecânica Básica em Máquinas Circulares tem por objetivo o desenvolvimento de competências relativas à execução de operações básicas do processo de manutenção em máquinas circulares, de acordo com procedimentos da empresa e normas ambientais e de segurança.

Requisito

O aluno deverá, no início do curso, ter no mínimo 18 anos de idade.
O aluno deverá ter completado a 4ª série do Nível Fundamental.
- ser oriundo de empresas da cadeia produtiva têxtil/vestuário ou ter formação acadêmica concluída em cursos correlatos a cadeia produtiva têxtil/vestuário ou ter concluído o curso de qualificação profissional Tecelão de Malhas ? Máquinas Circulares.;

turmas disponíveis

Programação do Curso


Executa tarefas e operações básicas no processo manutenção em máquinas circulares, corrigindo defeitos de tecimento, acertando pontos de regulagem das máquinas, trocando elementos de máquina danificados, seguindo plano de lubrificação, controlando a qualidade do trabalho realizado, organizando o posto de trabalho, segundo prescrições do setor industrial, e seguindo normas ambientais, de segurança e procedimentos da empresa.

MECÃNICA BÁSICA EM MÁQUINAS CIRCULARES:
Máquinas Circulares: Monocilindricas; Cilindro e Disco; Duplo Cilindro; Caracterísitcas; Processo de formação de malhas; Principais produtos.
Programação e codificação de excêntricos: Tipos; Diagamas de ligamento; Codificação dos excêntricos; Posicionamento das agulhas; Raporte da estrutura do tecido.
Defeitos e origem dos defeitos: Fiação; Tecelagem de malha circular.
Defeitos de tecimento corrigíveis: Classificação.
Severidade dos defeitos: Tolerável e Grave.
Equipamentos: Máquinas, equipamentos e ferramentas; Elementos de máquina; Sincronismo dos elementos de máquina; Pontos de lubrificação.
Aspectos Ambientais: Recursos ambientais; Poluição; Resíduos.