Sobre o Curso

ÁREA
Têxtil e Vestuário

CARGA HORÁRIA
96 horas

PERÍODO DE REALIZAÇÃO DO CURSO
21 dias a partir da data de inscrição

UNIDADE
Escola Senai "Francisco Matarazzo"
Rua Correia de Andrade, 232 - Brás | São Paulo CEP: 03008-020

TELEFONE
11 3312-3550

E-MAIL
secretaria107@sp.senai.br

TURMA(S)

VALOR
Gratuito

Resumo

O curso de Aperfeiçoamento Profissional Vitrinismo tem por objetivo o desenvolvimento de competências referentes à criação e implantação de vitrinas, ferramentas de marketing imprescindíveis à formação do conceito e respectiva identidade visual de uma marca/loja.

Requisito

O aluno deverá, no início do curso, ter no mínimo 18 anos de idade.
O aluno deverá ter concluído o Nível Médio.
ser oriundo de empresas da cadeia produtiva têxtil/vestuário ou ter formação acadêmica concluída em cursos correlatos a cadeia produtiva têxtil/vestuário. Ter envolvimento com a área de moda. ;

turmas disponíveis

Programação do Curso


VITRINISMO:
Conceitos básicos de Marketing - O mercado e o produto de moda; Branding e programação visual de marcas; Características de consumo; Público-alvo; Lifestyle; Marketing promocional.
Fundamentos do Merchandising - Origem e evolução; Compras por impulso; Tipos de varejo; Estratégias persuasivas de venda; Atmosfera de compra: Experimentações; Técnicas de exposição de produtos; Experiência sensorial; O consumidor de moda brasileiro.
Visual Merchandising - A essência do estudo da imagem; Store design; Identidade e comunicação visual de lojas; Arte, moda e decoração: Principais tendências funcionais contemporâneas trabalhadas pelas Arquiteturas Comercial e Promocional.
Vitrinismo - Origem e evolução; A vitrina como cartão de visita do ponto-de-venda; Construção de cenários voltados a estilos de varejo diversos; Impacto e persuasão visuais: A vitrina sob o ponto de vista do consumidor. Efeitos estéticos e estéticos. Avaliação de leiautes nacionais e internacionais. O profissional vitrinista.
Planejamento de vitrinas contemporâneas - Vitrinas expositivas e temáticas, segundo a sazonalidade do calendário do varejo de moda; Composição estética; Códigos sensoriais: formas, volumes, cor, luz, textura; Técnicas básicas de montagem: mobiliário; suporte; luminotécnica; Desenho: elaboração de croquis.
Pesquisa de Campo: Visitação a pólos varejistas de moda;
Projeto Final: Montagem de vitrina de PDV; Elaboração de briefing; Planejamento da ambientação a partir do segmento de moda; Representação da ambientação; Apresentação do projeto ao lojista-cliente; Montagem da vitrina.
Segurança e Higiene no Trabalho - Cuidados no manuseio de equipamentos e ferramentas; Utilização de EPIs