O mundo da moda está sempre se reinventando, tendências vem e vão e a cada momento voltam com nomes diferentes para suas estéticas e sempre repaginadas para que sejam usadas em outro período.

Esse revival de tendências traz junto consigo uma nostalgia, pois depois de passar tanto tempo trancados em casa começamos a olhar para o passado com uma certa ansiedade por viver novamente em um mundo "normal", alegre e com a possibilidade de poder se arrumar para sair.

Não sabemos por quanto tempo ainda permaneceremos usando máscara, mas com certeza esse momento pós-pandêmico, que gradualmente se aproxima, nos mostrará uma moda onde certamente será dominada pela estética do final dos anos 90 e início dos anos 2000.

A seguir, alguns termos para essa estética 90´s repaginada:

 

Y2K
 

Etimologia da palavra Y2Kem inglês: Y(ano) +2+K (mil), também conhecido como o bug do milênio, quando as pessoas temeram que na transição de 1999 para 2000, na virada do século houvesse uma pane em todos os sistemas.

O termo estilo Y2K ficou em segundo lugar nas buscas do Google Trends em 2020 e indiretamente o movimento Free Britney (movimento que apoia a luta da cantora Britney Spears na justiça contra seu pai) ajudou a popularizar essa estética, pois quando as pessoas buscavam pelo nome da cantora no Google acabavam por encontrar também outros ícones da moda dos anos 2000 como personalidades relacionadas.

Podemos dizer que esse estilo tem como características o ousado, o brilhante, estampas com padronagens coloridas com efeito de ondas que foram um clássico do estilo clubber no início do milênio, saias plissadas, peças assimétricas, cardigãs curtinhos, camisetas baby look e a temida volta das calças de cintura baixa.

Sem contar a maquiagem e acessórios para cabelo, bandanas, bonés da Von Dutch, bolsas baguete pequenas.

 

Dark Academia
 

Mais do que um simples estética pode ser considerado também um estilo de vida. Essa estética tem sua inspiração nas artes, escrita e arquiteturas gregas e elementos góticos. Na verdade, é baseado na paixão por aprender, busca reviver as imagens dos internatos particulares ingleses do século 19 e das faculdades da Ivy League na Nova Inglaterra. No geral, o estilo Dark Academia tem um toque nostálgico repleto de vibrações vintage. 

A adesão ao estilo vai além das roupas, podendo ser vista em manuais de organização, sugestões culturais e ideias de fotografia, como se a forma de se vestir influenciasse a vida daquela pessoa.

As principais matérias-primas utilizadas nas confecções das roupas são: linho, algodão orgânico, a seda e a lã trazendo sofisticação e luxo, e cartela de cores basicamente composta por tons terrosos naturais.

 

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem
 

Light Academia surgiu após a estética Dark Academia, essa mudança começou através da geração Z ou seja, os Zillenials (nascidos entre 1995 e 2015) que foram na contramão da tendência Dark criando assim a estética Light.

Apesar das similaridades de ambas estéticas a Light traz uma proposta mais leve, composta por roupas e acessórios de cores mais claras e tecidos menos invernais, naturais e sustentáveis; estética vintage e uma mistura entre o estilo preppy e o country afastando se assim do gótico dominante na estética Dark.

 

Avant Basic
 

Tendência para o Verão 2022 que já conquistou nas redes sociais como Instagram e TikTok, influenciadoras digitais, e-girls e aos poucos também as famosas.

Para entender melhor essa tendência se pensarmos em "avant" que vem de avant-garde vamos lembrar de Vanguarda, enquanto o "basic" é o oposto; ao unir as duas palavras temos uma estética de formas mais limpas e silhuetas com linhas e formas agradáveis de se observar que não é minimalista porque teremos vários elementos lúdicos e cores ditando as regras, ora intensas e ora pastel e estampas por vezes divertidas, psicodélicas, trazendo um senso de otimismo e felicidade com toque vintage. 

 

Coconut Girl
 

De acordo com o Urban Dictionary a estética da Coconut Girl se popularizou no TikTok em 2021 e é tendência para o Verão 2022. Sendo considerada uma ramificação da estética do Y2K e se concentra na cultura e na moda do estilo surfwear, mais uma tendência ligada diretamente aos anos 2000.

Como característica temos um estilo praieiro, surfista e divertido, portanto, veremos camisetas e vestidos com estampa de hibisco, minivestido com gola alta, bolsas e tops de crochê, colares de conchas e miçangas, brincos de inspiração marinha, chinelos de plataforma, esmalte azul e tatuagens com glitter.

Vibe descontraída e aspecto praiano saudável, uma versão nova e atualizada da VSCO Girl, que você encontra referência facilmente em marcas como Roxy e Billabong.

 

Por Ana Luci Bueno

Consultora em Design de Moda - e-mail: ana.bueno@sp.senai.br

 

Instituto SENAI de Tecnologia – IST Têxtil e Moda

Rua Correia de Andrade, 232, Brás, São Paulo/SP

Ismael Oliveira - Supervisor de Projetos e Tecnologia - ismael.soliveira@sp.senai.br

(11) 3312-3550 - Ramal 3624 / (11) 3312-3572  

Saiba mais sobre nossos serviços: https://bit.ly/institutosenaitecnologia

Siga nosso LinkedIn: www.linkedin.com/showcase/ist-textil-moda

#tendênciasdemoda #designdemoda #anos90 #anos2000 #nostalgianamoda #isttextilemoda