Conheça essa e outras tendências que estão movimentando a moda atualmente.

Você deve ter notado que a cada estação novos termos surgem no mundo da moda e você se pega tentando entender cada um deles para prosseguir com sua pesquisa de tendências. 

A seguir, alguns termos que surgiram há algum tempo e continuam presentes, e outros que estão surgindo e veremos presente nas próximas estações.

 

Athleisure: junção das palavras athletic (atleta) com leisure (lazer). Esse estilo teve seu ápice em 2019 no início da pandemia, quando as pessoas começaram a buscar praticidade, conforto e beleza ao mesmo tempo. Consiste em fazer uso de uma roupa normalmente usada durante atividades atléticas, que durante o dia pode ser usado com tênis e a noite pode ser usada com um salto, desse modo transitando em várias ocasiões. Por ser uma moda onde temos peças atemporais, por exemplo o moletom, também é uma moda consciente.

Moda-Athleisure

Alfasport: Nova estética que se destacou nas passarelas dos desfiles masculinos da semana de moda Outono/Inverno 2021 (nosso Inverno 2022). Consiste numa combinação onde temos o conforto e o visual arrumado, seu crescimento de deu devido ao trabalho home office.

Moda-Alfasport

Craftcore: Tendência que começa em 2020 e ganhou mais força em 2021, consiste no uso de trabalhos manuais como tricô, crochê, customização etc. Esse resgate da estética e técnica artesanal é reflexo da necessidade que temos de nos conectar com o manual nesse momento, hábitos novos que foram criados com a pandemia trazendo o aprendizado de técnicas manuais. Além da valorização do artesanal, vemos a união da sustentabilidade e o consumo consciente, bem como a necessidade de os designers explorarem novas técnicas diante da falta de acesso a matéria prima ou mão de obra, tendo como solução trabalhar com peças que já havia em estoque para criar suas coleções durante a pandemia, alinhando se ao movimento do Upcycling.

Moda-Craftcore

Revenge shopping: "Compra de vingança" em tradução literal. Com a possível "normalização" pós pandemia, não no Brasil ainda... mas na Europa, Ásia e América do Norte, a realidade dessa nova onda de consumo já se faz presente. Por mais que as compras pela internet tenham crescido muito no período da pandemia, a sensação de sair com as mãos cheias de sacola de uma loja não foi esquecida.

Revenge Shopping

Soft Masculinity: "Masculinidade suave" tradução literal; essa tendência ganhou força junto ao grupo sul coreano BTS, com o ator Timothée Chalamet e com o cantor Harry Styles. Nesse estilo vemos roupas com toque macio, tons neutros, estampas delicadas e alegres, florais, etc..

Soft Masculinity 

Cottagecore: "Cottage"- cabana e "core"- núcleo. É um estilo que tem como referência a vida simples do campo, nostalgia, romantismo, acolhimento e harmonia com a natureza. Não tem gênero ou sexualidade definida, mas as mulheres são as principais influenciadoras. Essa tendência é aposta para o Verão 2021/2022. Está relacionado a movimentos estéticos nostálgicos como Grandmacore, Farmcore, Goblincore e Faeriecore.

Moda Cottagecore

Gorpcore: a palavra "Gorp" vem do inglês, sendo um acrônimo para "Good Old Raisins and Peanuts" (mistura de castanhas e frutas secas, consumidas para repor as energias durante caminhadas e trilhas; pode também ser chamado de Hikercore. Palavra "core" significa algo como centro, o centro do normal – algo que visa o conforto. Segundo especialistas do setor esse estilo trata-se de um novo "normcore", com características atuais, tecidos específicos, novas tecnologias, cartela de cores atuais e funcionalidade nas peças. Mostra um conceito de lifestyle, onde num momento de pandemia o ser humano quis se conectar com a natureza, comer saudável, praticar esporte e vestir se de forma confortável. Na verdade, esse processo ocorre desde os meados de 2010, na pandemia ele apenas ganhou força.

Moda Gorpcore


Lovecore: Estética para quem gosta de usar roupas e maquiagens com desenhos de coração e outros elementos que remetam ao estilo romântico, tons branco, rosa e vermelho. Os acessórios são predominantes nessa estética, onde são incorporados elementos de coração juntamente com a paleta de cores principal, num mix de suavidade e romantismo

Acredita-se que a estética tenha ganhado força em 2020 após o vestido de morangos da estilista Lirika Matoshi ter viralizado.

Moda Lovecore



Por Ana Luci Bueno

Consultora em Design de Moda

e-mail: ana.bueno@sp.senai.br

 

Instituto SENAI de Tecnologia – IST Têxtil e Moda

Rua Correia de Andrade, 232, Brás, São Paulo/SP

ENTRE EM CONTATO E AGENDA UMA VISITA:

Ismael Oliveira - Supervisor de Projetos e Tecnologia (e-mail: ismael.soliveira@sp.senai.br)

(11) 3312-3550 - Ramal 3624  / 3312-3572  

Siga nossa página no LinkedIn: www.linkedin.com/showcase/ist-textil-moda

 

SAIBA MAIS 

Produtos Tecnológicos - Soluções para Sua Empresa 

Centro de Design de Moda