Grafeno

 

Como um material com muitas propriedades excelentes, o grafeno poderia revolucionar a maneira como inovamos em novas tecnologias e projetamos os produtos de amanhã?

Ao longo da história humana, o tecido continua sendo parte integrante da vida diária. Suas fibras naturais de matéria-prima têm sido usadas para vestuário e mobiliário doméstico há milhares de anos. A Revolução Industrial do século XVIII foi um avanço no setor têxtil e outra revolução neste setor foi a descoberta de fibras sintéticas no início do século XX.

No século 21, o avanço de produtos têxteis têm sido dirigidos para o desenvolvimento de tecidos inteligentes e E-têxteis empregando fibras com propriedades específicas, incluindo características técnicas, elétricas e térmicas, à prova de água e outras. Várias estratégias foram desenvolvidas para fabricar têxteis condutores para vários fins. Mas ainda hoje o principal obstáculo no desenvolvimento de têxteis inteligentes é a integração de dispositivos inteligentes, materiais condutores com fibras, estrutura de tecido e diferentes partes do tecido devido ao excesso de peso, rigidez, não resistência à água, etc.

Todos esses inconvenientes serão superados pelo Grafeno. Em 2004, Andre Geim, Konstantin Novoselov e colaboradores da Universidade de Manchester (Reino Unido), e do Instituto de Tecnologia em Microeletrônica Chernogolovka (Rússia) conseguiram isolar as folhas de grafeno. É um novo material bidimensional, composto de átomos de carbono dispostos em uma rede hexagonal perfeita. Outra estrutura de carbono é o grafite, onde os átomos de carbono estão dispostos e empilhados em folhas. Se separarmos apenas uma camada atômica de grafite, isso é grafeno.

O grafeno é o material mais fino conhecido no mundo e tem apenas um átomo de espessura, um átomo é um milhão de vezes mais fino que o diâmetro de um único fio de cabelo humano. Tem algumas propriedades surpreendentes, é fantasticamente forte, muito leve, extremamente flexível, altamente transparente e conduz eletricidade e calor melhor do que quase qualquer outro material. Este novo material do futuro revolucionará todos os setores, inclusive o setor têxtil, tanto do ponto de vista técnico quanto do design de roupas inteligentes.

 

Grafeno

 

CAMADAS DE GRAFENO 

 

Na busca pela criação de tecidos inteligentes produzidos em massa, acessíveis e duráveis, o grafeno tornou-se um material maravilhoso. Atualmente, eletrônicos vestíveis são obtidos pela colagem de componentes eletrônicos, o que geralmente leva ao mau funcionamento. Uma pesquisa publicada recentemente oferece um novo caminho, integrando os dispositivos eletrônicos no próprio

tecido. Uma equipe de cientistas liderada por Monica Craciun, da Universidade de Exeter, no Reino Unido, apresentou uma maneira inovadora de criar fibras eletrônicas que podem ser incorporadas na fabricação de roupas comuns.

A equipe usou o grafeno para integrar dispositivos eletrônicos no tecido, revestindo fibras eletrônicas com apenas componentes leves e duráveis que poderiam permitir imagens no tecido. De acordo com a equipe de pesquisa, essa descoberta pode revolucionar o uso de dispositivos eletrônicos portáteis no monitoramento de parâmetros de saúde, como frequência cardíaca e pressão arterial.

Na escala de um átomo, o grafeno é considerado a substância mais fina que é capaz de conduzir eletricidade. Além disso, o grafeno é flexível, bem como o material mais forte conhecido. A pesquisa utilizou fibras de polipropileno anexando fibras eletrônicas em grafeno para criar dispositivos emissores de luz e sensor de toque sem qualquer necessidade de eletrodos ou fios.

 Grafeno

A principal inovação que o grafeno trouxe ao setor têxtil é que ele revolucionou todo o conceito de desempenho técnico de tecidos e, portanto, de peças de vestuário. Tradicionalmente, os tecidos não são capazes de "conversar" com o corpo. O foco tem sido no desempenho do tecido em termos da relação entre o corpo humano e o meio ambiente - isto é, em propriedades no plano - tais como respirabilidade ou impermeabilidade de tecidos.

 

Instituto SENAI de Tecnologia Têxtil, Moda e Confecção

Laboratório de Ensaios Têxteis e do Vestuário

(11) 3312-3551 / 3312-3593 

E-mails: regiana.lima@sp.senai.br ou marcelo.lpereira@s.senai.br

Confira nossos ensaios: http://bit.ly/laboratoriotextilvestuario

Conheça o Instituto: http://bit.ly/institutosenaitecnologia

Siga nossa página do LinkedIn: http://bit.ly/institutosenaitextil_linkedin 


OUTROS ARTIGOS

 

LEIA NOSSOS ARTIGOS

- Entendo as técnologia repelentes à água 

Química dos corantes

Tecidos para vestimentas de proteção: saiba mais!

Afinal, o que é retrorrefletância? 

Entendendo o espaço de cor L*a*b* 

Teste de durabilidade na era da "moda rápida" 

Testes laboratoriais para ftalatos 

Ensaios de Solidez à Luz 

Toxicidade escondida nos produtos químicos têxteis

Inovação em Têxteis: Supercapacitor de Tecido