Os produtos têxteis são importantes porque há um grande número de artigos diferentes no mercado e são tratados ou acabados com um grande número de produtos químicos diferentes, muitos dos quais são pouco conhecidos. A maioria desses produtos químicos adicionados interage com os produtos químicos nas matrizes têxteis. Também os têxteis são cada vez mais combinados com outros produtos. Têxteis são utilizados ??pelo consumidor na vida cotidiana e são de um significado social multifacetado.

Cerca de 2,5% da terra arável do mundo é plantada com algodão, que, por sua vez, consome aproximadamente 25% de todos os pesticidas utilizados ??em todo o mundo. Este é um fato que não nos deixa indiferentes, mas revela a grande quantidade de produtos químicos tóxicos que são utilizados na fabricação de produtos têxteis.

A situação não melhora em relação a outros tecidos, infelizmente, porque milhares de produtos químicos são utilizados ??em diferentes fases e processos na indústria têxtil, tanto em tecidos naturais como sintéticos.  A maioria desses produtos químicos pode ser encontrada em corantes e na fase de processamento têxtil. "Algumas dessas substâncias podem ser perigosas e podem ser liberadas no meio ambiente por meio da produção, consumo e descarte de tecidos, afetando o meio ambiente e a saúde das pessoas". Os produtos químicos perigosos encontrados na indústria têxtil incluem metais pesados, alquilfenóis (utilizados ??durante a lavagem e tingimento), ftalatos (ligados ao uso de PVC em impressões, por exemplo) ou substâncias perfluoradas (utilizadas em tratamentos finais como anti- mancha ou impermeabilização). "Substâncias tóxicas como o cromo VI (também conhecido como cromo hexavalente, um carcinógeno reconhecido), utilizado especificamente para curtir o couro; o formaldeído é utilizado para obter resistência ao vinco e as aminas funcionam como compostos azo que ajudam a produzir corantes super brilhantes.

 

 

SOLUÇÕES EM ENSAIOS TÊXTEIS


O Laboratório de Ensaios Têxteis e do Vestuário do IST - Instituto SENAI de Tecnologia Têxtil, Moda e Confecção oferece os seguintes serviços para têxteis:

1 - Identificação de fibra: A maioria dos países importadores de vestuários exige etiquetas de identificação de fibra indicando o tipo de fibra e a porcentagem de cada fibra do tecido.

2 - Teste de toxicidade em têxteis: Os consumidores atuais estão mais conscientes socialmente e preferem produtos que não representam ameaça para si mesmos ou para o meio ambiente. Essa tendência foi estendida aos produtos têxteis e de vestuário. Os produtos envolvidos são aqueles com potencial para contato direto e prolongado com a pele. O laboratório de ensaios têxteis pode testar os seguintes riscos para produtos têxteis e de vestuário:

a-    Plastificantes de PVC (ftalatos);

b-    Orgânoclorados;

c-    Compostos orgânoestanosos;

d-    Pentaclorofenóis;

e-    Corantes alergênicos;

f-     Aminas aromáticas;

g-    Retardantes de chama;

h-    Resíduos de pesticidas e herbicidas;

i-      Metais pesados;

j-     Formaldeído

k-    Dimetilfumarato;

l-      Alquilfenóis.

Resultados de testes precisos que vêm de máquinas regularmente testadas e calibradas, materiais de teste de qualidade e técnicos bem treinados são críticos para uma indústria que suporta diversos requisitos comerciais e de desempenho.

Nossa filosofia é sempre maximizar o suporte para a cadeia de fornecimento, com os mais altos padrões possíveis em tudo o que fazemos e, com isso, proporcionar um maior benefício para todas as empresas e organizações com as quais trabalhamos.

 


Instituto SENAI de Tecnologia Têxtil, Moda e Confecção

Laboratório de Ensaios Têxteis e do Vestuário

(11) 3312-3551 / 3312-3593 

E-mails: regiana.lima@sp.senai.br ou marcelo.lpereira@sp.senai.br

Conheça o Instituto: http://bit.ly/institutosenaitecnologia 

Siga nossa página do LinkedIn: http://bit.ly/institutosenaitextil_linkedin

Para informações sobre o escopo de acreditação do laboratório visite o site do INMETRO.

 

 

 

 

LEIA NOSSOS ARTIGOS

- Entendo as técnologia repelentes à água 

Química dos corantes

 - Grafeno, a chave para têxteis inteligentes futuristas

Inovação em Têxteis: Supercapacitor de Tecido

Tecidos para vestimentas de proteção: saiba mais!

Afinal, o que é retrorrefletância? 

Saiba mais sobre os ensaios de migração (para embalagens e equipamentos plásticos em contato com alimentos)

Entendendo o espaço de cor L*a*b* 

Teste de durabilidade na era da "moda rápida" 

Testes laboratoriais para ftalatos 

Ensaios de Solidez à Luz 

 


SAIBA MAIS 

Produtos Tecnológicos - Soluções para Sua Empresa 

Laboratório de Ensaios Têxteis e do Vestuário

Centro de Design de Moda

Edital de Inovação para a Indústria 

Programa Indústria Paulista Mais Competitiva 

Treinamentos Sob Medida