Teste de durabilidade


Compreender e melhorar a durabilidade dos têxteis é crucial. Ainda assim, “durabilidade”, embora seja uma palavra simples de usar, é um conceito difícil de definir.

Os itens têxteis passam por desafios relacionados ao seu uso e cuidado e podem falhar (e, portanto, não têm durabilidade) de muitas maneiras. A falha pode estar no item ou no modo como é utilizado ou na maneira como é lavado e seco. Para minimizar falhas inesperadas, os testes de laboratório desempenham um papel fundamental. Testes laboratoriais, cuidadosamente desenvolvidos e mantidos, imitam as condições de uso - e a interpretação cuidadosa dos resultados pode fornecer informações valiosas para o fabricante e o varejista.

A capacidade de um tecido em resistir ao desgaste é um aspecto essencial de seu desempenho.

 

O que é o teste de durabilidade?

O dicionário define "durável" como "capaz de existir por um longo tempo sem deterioração significativa", e isso, portanto, é a base da propriedade que conhecemos como "durabilidade".

No entanto, há um ponto para discussão aqui. Hoje, o termo popular "fast fashion" pode ditar que as roupas não precisam existir por muito tempo.

Então, podemos ter que contemplar dois tipos diferentes de produto: aqueles que são projetados para durar por muito tempo, roupas formais ou roupas de trabalho, por exemplo; e aqueles que são projetados para serem "adequados ao propósito", muitas vezes roupas de natureza mais casual.  

Assim, requisitos de desempenho diferentes são necessários para produtos em diferentes setores do mercado.

Seja qual for o caso, tem que haver um conjunto de testes que garanta que as propriedades de tecido ou de vestuário sejam adequadas para o setor de mercado no qual serão vendidas.

Este conjunto deve ser baseado em métodos de teste aceitos, padronizados e acreditados. Também deve-se utilizar condições controladas e instrumentos precisos e calibrados. Ao longo dos anos, o Laboratório de Ensaios Têxteis e do Vestuário do Instituto SENAI de Tecnologia Têxtil, Moda e Confecção, trabalhou incansavelmente para apoiar o setor fornecendo produtos e serviços que atendem a esses requisitos.  

 

Então, quais aspectos das peças de vestuário são testados quanto à sua durabilidade?

Três categorias de propriedade devem ser avaliadas:

1) Durabilidade da cor - entre outras propriedades, mudança de cor durante a lavagem, mudança de cor ou manchas devido a soluções de água ou transpiração, coloração de peças contrastantes durante a lavagem ou desgaste e mudança de cor devido à exposição à luz;

2) Durabilidade Física - resistência à tração e rasgo, costura, alongamento e recuperação, força de ruptura, resistência à abrasão, mudança no tamanho da roupa ao lavar;

3) Aparência visual - durabilidade dos acabamentos “sem rugas” e acabamentos “fáceis de passar a ferro”, avaliação do distúrbio da superfície após desgaste e lavagem repetida, franzimento da costura e retenção da forma, etc. 

 

Tecidos 

Que tipo de teste é considerado como teste de durabilidade?

Aquilo que claramente destaca a possibilidade de queixas graves dos clientes, caso a peça não cumpra a especificação relevante.

Um exemplo de teste crítico é o teste de abrasão. Outro exemplo é o de teste de pilling. Em muitos produtos de mistura sintética, a facilidade com a qual os obstáculos desagradáveis, ou laçadas de linha, podem ser retiradas da construção, pode ser uma fonte importante de insatisfação do consumidor.

Resultados de testes precisos que vêm de máquinas regularmente testadas e calibradas, materiais de teste de qualidade e técnicos bem treinados são críticos para uma indústria que suporta diversos requisitos comerciais e de desempenho.

Nossa filosofia é sempre maximizar o suporte para a cadeia de fornecimento, com os mais altos padrões possíveis em tudo o que fazemos e, com isso, proporcionar um maior benefício para todas as empresas e organizações com as quais trabalhamos.

 

 

Instituto SENAI de Tecnologia Têxtil, Moda e Confecção

Laboratório de Ensaios Têxteis e do Vestuário

(11) 3312-3551 / 3312-3593 

E-mails: regiana.lima@sp.senai.br ou marcelo.lpereira@s.senai.br

Confira nossos ensaios: http://bit.ly/laboratoriotextilvestuario

Conheça o Instituto: http://bit.ly/institutosenaitecnologia 

Siga nossa página do LinkedIn: http://bit.ly/institutosenaitextil_linkedin 


 

LEIA NOSSOS ARTIGOS

- Entendo as técnologia repelentes à água 

Química dos corantes

 - Grafeno, a chave para têxteis inteligentes futuristas

Toxicidade escondida nos produtos químicos têxteis

Inovação em Têxteis: Supercapacitor de Tecido

Tecidos para vestimentas de proteção: saiba mais!

Afinal, o que é retrorrefletância? 

Saiba mais sobre os ensaios de migração (para embalagens e equipamentos plásticos em contato com alimentos)

Entendendo o espaço de cor L*a*b* 

Testes laboratoriais para ftalatos 

Ensaios de Solidez à Luz