Materiais retroflexivo

 

O Laboratório de Ensaios Têxteis e do Vestuário, do Instituto SENAI de Tecnologia, realiza os ensaios de retrorrefletância em diversos materiais. Vamos aprender mais sobre isso!

 

Materiais retrorrefletivos

Retrorrefletividade é o termo científico que descreve a capacidade de um objeto de redirecionar a luz de volta à sua fonte. Um exemplo típico de retrorrefletividade é visto quando a luz dos faróis dos automóveis é redirecionada para os olhos dos motoristas dos sinais de trânsito durante a noite. Exemplos de materiais retrorrefletivos são sinais de controle de tráfego, marcações de veículos; e itens de segurança pessoal, como coletes.

A tecnologia retrorrefletiva está sendo continuamente impulsionada pela evolução das necessidades de segurança em muitos setores. Esta inovação foi testemunhada por meio da integração de fontes de luz LED, que aumentam a visibilidade a uma distância ainda maior que as esferas de vidro e o material microprismático sozinho. Além disso, a aplicação de retrorrefletividade durante o dia está sendo explorada atualmente, criando oportunidades adicionais de visibilidade no futuro.

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O que é retrorrefletividade e por que é importante? 

Como a Física da retrorrefletividade afeta os sinais de trânsito? Nós explicamos a retro refletividade, as tecnologias de sinalização e como vários fatores impactam a visibilidade.

A retro reflexão ocorre quando uma superfície retorna uma grande parte do feixe de luz direcionado de volta à sua fonte.

 

Como a visibilidade dos sinais é afetada pelos ângulos dos faróis

O design dos elementos ópticos também é importante para a angularidade de entrada - ou o ângulo no qual os faróis de um veículo iluminam um sinal. Graus mais altos de angularidade de entrada ocorrem em estradas curvas ou com múltiplas faixas, em cruzamentos, onde os sinais são colocados mais longe da estrada, ou pela simples física da distância - quanto mais próximo um veículo chegar a uma placa, maior será a angularidade de entrada.

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Visão adicional sobre o ângulo de observação e retrorreflexão de medição

O ângulo de observação é o ângulo entre a linha formada por um feixe de luz que atinge uma superfície de sinalização e a linha formada pela luz retrorrefletida no olho do motorista. O ângulo de observação é um fator crítico ao determinar o brilho de um sinal - conforme o ângulo de observação aumenta, o sinal parecerá menos brilhante.

Os caminhões grandes podem ter o dobro do ângulo de observação dos veículos de passageiros na mesma distância. Isso significa que há muito menos luz refletida disponível para esses motoristas verem sinais de trânsito

O coeficiente de retrorreflexão descreve a quantidade de luz devolvida e é o resultado de medições de laboratório em certos ângulos de entrada e observação especificados. Medindo sempre os materiais no mesmo ângulo com a mesma fonte de luz, as placas de sinalização podem ser comparadas entre si.

Os materiais retro refletivos parecem mais brilhantes para os observadores mais próximos da fonte de luz (como um motorista). O brilho do objeto depende da intensidade da luz que atinge o objeto e os materiais dos quais o objeto é feito.

Pesquisas cientificas provaram que faixas refletivas inteligentemente dispostas sobre roupas tornam o usuário substancialmente mais visível. O conceito de Linguagem Corporal desenvolvido com base nessas descobertas organiza faixas reflexivas de acordo com a silhueta do corpo humano, aumentando assim a visibilidade em situações de tráfego.

Existem dois tipos básicos de superfícies retrorrefletivas: superfícies de esferas de vidro e superfícies prismáticas e ambas refletem a luz de maneira diferente.

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A retrorrefletividade descreve a capacidade de uma superfície de retornar a luz à sua fonte. Retrorefletividade é uma tecnologia usada para melhorar a legibilidade e a percepção de informações exibidas em condições de pouca luz e à noite. O setor de transportes reconhece que os sinais de trânsito legíveis e as marcações de pavimentação de qualidade são importantes para a segurança nas rodovias, especialmente em condições de pouca luz e à noite.

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Manutenção:

Como a eficácia dos materiais retrorrefletivos tende a se deteriorar com o tempo, a manutenção regular é importante. Sinais e marcações rodoviárias perdem sua cor, legibilidade e retrorrefletividade como resultado da corrosão causada por fumaça de escapamento e poluição industrial, erosão causada por pneus de veículos, exposição ao sol, sujeira e vento. A inspeção e medição regulares asseguram que os padrões mínimos aceitáveis sejam mantidos.

 

Saiba mais nos links:

http://easylux.com.br/br/products/

http://ipr.dnit.gov.br/noticias/novas-normas-em-consulta-publica/DNIT1002017ES.pdf

http://sites.poli.usp.br/ptr/lemt/Walquiria%20Fujii_seminário_AvaliacaoSinalizacao.ppt

 

Ensaios oferecidos:

O Laboratório de Ensaios Têxteis e do Vestuário, do Instituto SENAI de Tecnologia, realiza os seguintes ensaios:

  • Retrorrefletância referentes as normas ASTM E 810, ABNT NBR 14644, ABNT NBR 14723, ABNT NBR 15426, ABNT NBR 15292 e portarias do Denatran. 
  • Retrorrefletância Vertical em Placas para Sinalização Viárias: ASTM D 4956; ABNT NBR 15426; ABNT NBR 15071.
  • Retrorrefletância Horizontal em Pinturas de Rodovias. 
  • Retrorrefletância em Tachas e Tachões. 
  • Retrorrefletância em Tecidos refletivos para Uniformes. 
  • Retrorrefletância em Películas Refletivas. 
  • Retrorrefletância em Faixas Refletivas para Veículos. 
  • Material retrorrefletivo: ABNT NBR 15292.

 

Instituto SENAI de Tecnologia Têxtil, Moda e Confecção

Laboratório de Ensaios Têxteis e do Vestuário

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