Instituto SENAI de Tecnologia

 

Aumentar a produtividade é a chave do sucesso da sua empresa 

 

Estudo apresentado pelo SEBRAE Nacional no relatório Expectativas para economia e para Empresa em 2019 (disponível no link abaixo), realizado entre agosto e outubro de 2018 com uma amostragem de 5.870 empresas entrevistadas, aponta que cerca de 25% dos empresários estiveram com algum pagamento em atraso em 2018. Destes, 77% conseguiram negociar o pagamento com o credor e quase cerca 15% dos empresários encontram-se, atualmente, com algum pagamento com mais de três meses de atraso. Para quase 30% dos entrevistados, os impostos e taxas representam o item que mais tem pressionado para cima os custos da empresa, que chegam em torno de 45%.

Faça uma análise de como anda a situação financeira da sua empresa. Ela se enquadra nos números da pesquisa apontada pelo SEBRAE?

Como lidar com estes indicadores que não estão sobre seu poder de ação?

Uma das alternativas para recuperação dos resultados está sob sua administração, ou seja, atividades que geram desperdícios, que podem ser minimizadas na sua manufatura pois não agregam valor, reduzindo assim o custo da peça produzida.

E como obter esta solução? Olhe para seu processo de manufatura e responda:

  • Possui baixa produtividade?
  • Faz muitas horas extras?
  • Possui atrasos no prazo de entrega?
  • Percebe que sua produção trabalha, mas não entrega peças prontas?
  • Existem muitos defeitos e retrabalhos em seu processo?
  • No dia de pagamento de seus fornecedores e colaboradores, você recorre a bancos para trocar duplicatas?

Se você respondeu “SIM” a pelo menos uma dessas questões, o Instituto SENAI de Tecnologia Têxtil, Moda e Confecção, localizado na unidade SENAI “Francisco Matarazzo”, pode te auxiliar com soluções em assessorias e consultorias para toda a cadeia produtiva Têxtil e Vestuário.

O programa Indústria Paulista mais Competitiva (IP+C) do SENAI São Paulo é uma destas soluções que tem por objetivo aumentar a produtividade, por meio de ações rápidas e eficientes de melhoria de processos produtivos, reduzindo os custos operacionais e proporcionando retorno sobre o investimento garantido para as indústrias paulistas de diferentes portes e áreas tecnológicas tornando-as mais competitivas no cenário econômico atual.

A metodologia usada no programa é a Manufatura Enxuta (Lean Manufacturing), baseada na busca de eliminação e redução dos oito tipos de desperdícios mais comuns no processo produtivo: superprodução; estoques; transporte; defeitos de trabalho; processo desnecessário; espera; movimentos desnecessários; mau aproveitamento do capital intelectual. O programa IP+C não requer investimentos de capital em seu processo e nem aumento de quadro profissional.

O objetivo do IP+C é a busca de melhorias com metas mínimas de 5% a 20%, dentro do processo de manufatura e que vão de 40 a 120 horas de atendimento, dividido em quatro etapas, e o pagamento do investimento no programa é dividido em duas fases:

a)      50% do contrato quando do início da prestação do serviço, a ser pago em parcelas mensais negociáveis e consecutivas.

b)      50% no alcance da PERFORMANCE: após a conclusão da Fase 4, com apuração dos resultados previstos, a ser pago em parcelas mensais e consecutivas.

O pagamento da segunda fase está condicionado ao atingimento da performance determinada no contrato (ganho de produtividade no setor da intervenção na taxa acordada com o cliente). Garantindo assim o retorno do investimento para o empresário.

Para receber uma visita gratuita e a realização de um diagnóstico, com o objetivo de verificar oportunidades de melhorias no seu processo de manufatura, o empresário deve se inscrever no site:

http://industriamaisprodutiva.sp.senai.br/

Após o diagnóstico, são elaborados um relatório e uma proposta de atendimento detalhada sobre as oportunidades de melhorias encontradas, sendo definidos juntamente com o empresário a carga horária e o índice de melhoria a serem alcançados. Caso não haja aderência ao programa, é elaborada uma proposta de atendimento sob medida, para melhoria do processo analisado.

Após aprovação, é elaborado o cronograma de atendimento, contendo planos de ações e ferramentas para melhorias no processo de manufatura e a assessoria é realizada dentro de quatro etapas: preparação, intervenção, monitoramento e encerramento.

Os indicadores das empresas que realizaram a assessoria em manufatura enxuta com os consultores do Instituto SENAI de Tecnologia Têxtil, Moda e Confecção, apresentaram resultados otimistas como:

  • Aumento de produtividade = 51% em média;
  • Redução de movimentação = 50% em média;
  • Redução de custo operacional por peça = 56% em média;
  • Retorno sobre investimento = 2,29 meses em média;

Faça parte do Programa IP+C e obtenha excelência em seus processos.

 

Instituto SENAI de Tecnologia Têxtil, Moda e Confecção

(11) 3312-3575 / 3312-3573 / 3312-3574

E-mail: senaitextil@sp.senai.br

Saiba mais sobre nossos serviços: http://bit.ly/institutosenaitecnologia

Siga nossa página do LinkedIn: http://bit.ly/institutosenaitextil_linkedin 

 

Fonte - Pesquisa SEBRAE Nacional disponível aqui.

 

 

Confira alguns cases de sucesso das empresas atendidas pelo Programa IP+C:  

Pirulitando Baby 

 


Mynd Sportswear


MAIS INFORMAÇÕES: 

Instituto SENAI de Tecnologia Têxtil, Moda e Confecção

(11) 3312-3573 / 3312-3575 / 3312-3574 - e-mail: senaitextil@sp.senai.br 

Pedro Sergio Montero - Coordenador de Relacionamento com a Indústria (e-mail: montero@sp.senai.br)


SAIBA MAIS:

 Centro de Design Treinamentos sob medida Laboratório de Ensaios